Câmara homenageia João da Silva Medeiros
Solenidade foi realizada no dia 30 de novembro, na Sede da Câmara Municipal
Publicado em 01/12/2023 11:45 - Atualizado em 05/12/2023 11:59
A Câmara Municipal de Igarapé realizou na noite de ontem (30/11), a Solenidade de Moção de Aplausos ao senhor João da Silva Medeiros. A entrega da placa de homenagem foi feita pelo vereador Wagner Antônio Jaques de Castro autor do projeto.
A Moção de Aplausos é prevista no Regimento Interno da Câmara Municipal de Igarapé e é indicada à pessoa ou instituição, reconhecidamente, tenha prestado serviços relevantes ao município.
Conheça a história do homenageado:
"João da Silva Medeiros, conhecido como João Patroleiro, nasceu em 08 de março de 1936, em Igarapé-MG. Filho de Francisco Inácio de Medeiros e Nair Cesarina da Silva, casada com Luiza, é pai de 5 filhos, 9 netos e 5 bisnetos.
Começou a trabalhar com máquinas aos 17 anos na Fazenda Solar, fazendo o desmatamento para a abertura da Fazenda. Quando concluído, foi para ESMEI Sociedade Mineira de Engenharia em Corinto-MG, fazendo a variante para a represa de 3 Marias. Foi Transferido para as obras da BR-381, trecho da Fernão Dias, fazendo serviço de cascalhamento. Após foi para a construtora Rabelo ainda trabalhando em terraplenagem e pavimentação da BR-381, trecho Fernão Dias, como patroleiro. Transferido para construção da Rio-Bahia em Governador Valadares também com terraplanagem e pavimentação, como patroleiro e outros tipos de máquinas. Transferido para São Paulo, para Tatuí, na construção da Castelo Branco. Veio para Minas Gerais trabalhar na construção da BR-262 pela construtora Ferro Franco de Juatuba-MG. Foi para a empresa AGRIFOR, onde entre 1968 e 1969 trabalhou no alargamento da Avenida Amazonas até a Praça Sete em Belo Horizonte, onde causou comoção popular ao arrancar o pirulito da Praça Sete, conhecido marco turístico da cidade mesmo naquela época. Inicialmente ele foi enterrado numa vala feita no mesmo lugar onde se encontrava, devido a insatisfação da população, foi colocado outro no mesmo local.
Em 1972, voltou a trabalhar em Igarapé, com o Prefeito Osvaldo Queiroz, que o convidou para ser o primeiro patroleiro com uma máquina novinha comprada pela Prefeitura da cidade. No mandato de Cristiano Chaves continuou como patroleiro da Prefeitura, após o incidente do prefeito, foi para a empresa URBRAS e retornou para a prefeitura para trabalhar com o Arnaldo Chaves, continuou na Prefeitura durante o primeiro mandato de Antônio Chaves, e retornou para trabalhar com José Carlos (Kalu) durante seu primeiro mandato quando resolveu se aposentar.
Durante todo esse tempo, fez trabalhos importantes para as cidades, como abertura de diversas ruas em Igarapé e também de São Joaquim de Bicas, tais como a abertura do loteamento do Novo Igarapé, Pousada Del Rey, Vivendas Santa Mônica com terraplanagem e calçamento, Fazenda Mirante, Vale do Amanhecer e bairros próximos, dentre várias outras coisas, somando 14 anos de trabalhos dentro da prefeitura de Igarapé.
Ele é muito grato a cidade de Igarapé, onde escolheu criar e educar seus filhos e edificar sua família, e gostaria de agradecer a todos os prefeitos com quem teve a oportunidade de trabalhar e participar da construção da cidade."
por COMUNICAÇÃO