Câmara homenageia Amélia Henriques e Cristiano Silveira
Evento foi realizado na Câmara no dia 09 de maio de 2023.
Publicado em 12/05/2023 09:32 - Atualizado em 16/05/2023 10:02
A Câmara Municipal de Igarapé realizou na última terça feira (09/05), a entrega do título de Honra ao Mérito à senhora Amélia Henriques Lemes e Cidadão Honorário ao senhor Cristiano Silveira pelos relevantes serviços prestados ao município. A entrega das placas de homenagem foi feita pelo vereador Adão José da Silva, autor dos projetos de Resolução.
O Título de Honra ao Mérito é concedido à pessoa que tenham praticado relevantes serviços ao município ou praticado ato de alta conotação social e meritória sem interesse pecuniário ou político.
Conheça um pouco da história da homenageada:
“Amélia Henriques Lemes, nasceu no dia 17 de dezembro de 1970, no Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte, porém natural de Igarapé, filha de Dione Angélica Silva Palhares, professora primária e Geraldo Henriques Palhares, motorista, pais de seis filhos: Dálcio, Ulysses, Henrique, Amélia, Júlia e Brígida. Em maio de 1995, Amélia casou-se com o funcionário municipal Everaldo Maia Lemes e desta união nasceram três filhos: Miguel, Brenda e Beatriz.
Desde pequena, Amélia manifesta sua tendência para o magistério, pois dava aula para as bonecas e brincava de escola com seus irmãos e amigos. Ainda muito jovem, sua 1ª experiência foi na creche municipal, lecionando para as crianças pelo Projeto Fim Social.
Estudou na Escola Estadual Professora Maria de Magalhães Pinto, E. E. Rachel Iancu Steurman da Fazenda Solar, E. E. Santa Chiara, e assim que terminou o 1º grau, voltou a escola Magalhães, onde cursou o Magistério, concluindo em 1988 e no ano seguinte iniciou o curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Formiga MG, terminando em Itaúna. Mais tarde, completou com a pós graduação em Inspeção Escolar, no Rio de Janeiro.
Em sua trajetória, atuou como regente de turma, supervisora escolar e Gestora escolar. Atualmente, exerce o 4° mandato como diretora na E. Municipal Prof. Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, no bairro Vale do Amanhecer.
Completando este mandato, já com direito à aposentadoria, Amélia encerrará sua carreira com sentimento de realização e dever cumprido.”
Previsto no art. 53 da Lei Orgânica, o título de Cidadão Honorário é uma honraria entregue a uma pessoa importante, por prestar favores que ajudem no desenvolvimento social local. A pessoa homenageada passa a ser conterrânea do município, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou com a honraria.
Conheça um pouco da história do homenageado:
“Cristiano Silveira tem 44 anos, é graduado em Filosofia e pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Em 2015, assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Atualmente está em seu 3º mandato na ALMG e é presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.
Natural de São João del-Rei, onde iniciou sua carreira política como líder estudantil, Cristiano já foi vereador e vice-prefeito, também foi consultor da Unesco no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). É graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica.
Na Assembleia de Minas foi presidente da Comissão de Direitos Humanos, promovendo debates e atuando em pautas em defesa da dignidade humana, dos trabalhadores, da inclusão social e do meio ambiente. Também foi o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no biênio 2019-2020. Atualmente é presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e membro das comissões de Segurança Pública, Direitos da Pessoa com Deficiência,Turismo e Gastronomia.
Cristiano Silveira tem um mandato legislativo com forte presença e atuação nos municípios, pautado na defesa dos interesses do povo mineiro. Entre seus projetos aprovados estão a Política Estadual de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, e a lei que obriga a atendimento prioritário a pessoas com autismo. Cristiano também é autor de projetos voltados à educação, ao direito do consumidor, à agricultura familiar, aos artesãos, entre outros, além de possuir uma forte atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos servidores públicos de Minas Gerais.”
por COMUNICAÇÃO