Por redução das contas de luz, Audiência na Câmara debate Plebiscito
O Plebiscito Popular será realizado até o dia 27 de outubro.
Publicado em 23/10/2013 09:35
No dia 18 de outubro foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Igarapé, a Audiência Pública que debateu o Plebiscito Popular, a ser realizado entre 19 e 27 de outubro, pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS nas contas de luz.
Plebiscito é a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para o país. Ou seja, o plebiscito é um mecanismo democrático de consulta popular, antes da lei ser promulgada (passar a valer). A partir da apuração dos votos será encaminhado ao Governo do Estado uma cobrança na tentativa que ele reveja a cobrança da tarifa de energia elétrica e a redução do ICMS.
Participaram da Audiência os vereadores da Casa e os senhores Jeferson Leandro da Silva, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Energética-Sindieletro, e José Carlos, representando a Associação de Defesa dos usuários de Energia Elétrica.
Micharlis Stânio explicou que a próxima etapa do movimento local em torno do Plebiscito será percorrer escolas, postos de saúde e igrejas na cidade para a coleta de assinaturas. “Organizaremos juntamente com os funcionários e vereadores da Câmara pontos estratégicos para conseguirmos um maior número de votos”, acrescentou o Presidente da Câmara.
Para José Carlos, esta luta não é contra os tributos, mas sim para tornar a tributação mais justa. “A nossa participação neste Plebiscito não é só um meio de reduzir o nosso consumo, simplesmente. O que nos queremos é um estado diferente, nós queremos uma CEMIG que, de fato, preste um serviço de qualidade com um custo acessível às famílias, conscientizando o cidadão do que é pago na conta de luz” esclareceu.
Tarifa mais alta do país- Atualmente, Minas Gerais cobra a alíquota de 30%, a mais alta do país, sendo que o ICMS chega a representar 42,86% da conta de luz do consumidor mineiro. “Todos precisam ter essa compreensão, de que a conta pelo fornecimento de energia em Minas é a mais cara do Brasil. O principal, de tudo isso, é a organização e construção do Plebiscito Popular, em que a população será realmente ouvida. A partir dessa opinião, encaminharemos ao Governo do Estado uma cobrança mais efetiva e forte, no sentido de que o Governo de Minas reveja a cobrança da tarifa de energia elétrica e a redução do ICMS”, explicou Jeferson Leandro Silva.
Como votar- O Plebiscito Popular já está sendo realizado e, até o dia 27 de outubro, as urna estarão distribuídas em diversos locais da cidade. Os pontos de coleta fixos de votos em Igarapé são: Câmara Municipal, Prefeitura, Igreja Matriz de Santo Antônio, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, Posto de Saúde do bairro Jardim das Roseiras, mercearia do vereador Clério no bairro Aparecida, entre outros. É preciso que o votante apresente um documento de identificação, que pode ser: CPF, título de eleitor, carteira de motorista, de trabalho, de identidade ou outro. Serão aceitos votos de todos os eleitores brasileiros.
Veja o vídeo da Audiência Pública que debateu o Plebiscito Popular pelo link: http://youtu.be/RayfpfcmyEc
por Câmara Municipal de Igarapé